terça-feira, 25 de maio de 2010

ProJovem atende cerca de 350 alunos em Rio Largo

Adnilson Malta
Na segunda-feira (24) os alunos matriculados no Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem, iniciaram suas atividades nos dois núcleos que atendem a população do município. Os cerca de 350 alunos inscritos no Programa em Rio Largo estão divididos em 10 turmas, cinco em cada núcleo.
O ProJovem é um Programa do Governo Federal que tem como finalidade elevar o grau de escolaridade visando ao desenvolvimento humano e ao exercício da cidadania, por meio da conclusão do ensino fundamental, de qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã. Participam do Programa, jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e que ainda não tenham concluído o ensino fundamental (8ª série).

Segundo Mirna Barros, coordenadora local do Programa, “mesmo os alunos que não tiveram acesso a educação regular puderam se inscrever, mas só foram considerados habilitados os que passaram no teste de proficiência organizado sob responsabilidade da Coordenação Nacional”. Mirna informou ainda que os alunos inscritos receberão  kit escolar completo, módulos impressos do Programa, fardamento, alimentação, além de uma bolsa mensal no valor de R$ 100,00.

Na oportunidade, o secretário de Educação de Rio Largo, Hélvio Soares, comunicou que está estudando a possibilidade de disponibilizar ônibus escolares para alunos que tenham dificuldade para se deslocarem até os núcleos. “Facilitar o acesso às escolas seria uma forma incentivar ainda mais os alunos, uma vez que muitos deles têm uma jornada de trabalho extensa", afirmou.

As aulas do ProJovem, em Rio Largo, são ministradas nas escolas municipais Judith Paiva e Evanda Carneiro, no Centro (núcleo 1), e na escola Antonio Lins de Souza, no antigo bairro do Tabuleiro do Pinto (núcleo 2). A carga horária é de 2.000 horas, e deve ser cumprida ao longo de 18 meses letivos (78 semanas).
Mais informações: http://www.projovemurbano.gov.br/
Mirna Barros, coordenadora local do Programa, repassa orientações aos alunos do ProJovem na Escola Antonio Lins de Souza (núcleo 2).
Neuwillamis Gomes, 22, que trabalha cavando poços artesianos, diz que encontrou no ProJovem a oportunidade para concluir o ensino fundamental e se profissionalizar.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Plano Nacional de Formação de Professores divulga oferta de cursos para o 2º semestre de 2010

Adnilson Malta
Os cursos são oferecidos a professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais com o objetivo de qualificar profissionais sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Os professores da Rede Pública de Ensino têm até sábado (29) para efetuarem as pré-inscrições.
O preenchimento da ficha de inscrição deverá ser feito pela internet no sistema desenvolvido pelo MEC denominado Plataforma Freire (http://freire.mec.gov.br/), onde o professor terá também o seu currículo cadastrado e atualizado.

O Secretário de Educação Hélvio Soares comunicou que a Prefeitura de Rio Largo, por meio da Secretaria de Educação, disponibilizará aos interessados orientações sobre o cadastro na Plataforma Freire e sobre o preenchimento da ficha de inscrição. O atendimento será feito a partir de segunda-feira (24) e se estenderá até sexta (28), das 8 às 14h, na sala da Unidade de Documentação e Informação da Semed, pelo operador de computador Marcos Fernando.

A técnica pedagógica Edeilda Severino informou ainda que a equipe do setor pedagógico da Semed Rio Largo estará a disposição para sanar as duvidas dos interessados em se inscrever nos cursos disponibilizados. “Além do operador de computador, que atenderá aos professores durante toda a semana, teremos técnicos pedagógicos habilitados para responder aos questionamentos que possam surgir durante o processo de inscrição”, confirmou.

No momento da inscrição os professores devem ter em mãos CPF, Identidade e documentação referente à sua formação profissional.

Mais informações: http://freire.mec.gov.br/index/principal

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Olimpíada de Língua Portuguesa tem inscrições prorrogadas

Adnilson Malta
O prazo de inscrição para a 2ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro, foi prorrogado até o dia 7 de junho. A data de encerramento seria sexta-feira, 14 de maio. A informação foi publicada na quinta-feira (13) no Portal UOL Educação (http://educacao.uol.com.br). O UOL Educação informou ainda que até a manhã de quinta-feira, mais de 44 mil escolas estavam inscritas na Olimpíada.
A Olimpíada de Língua Portuguesa tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de ensino e para o aperfeiçoamento da leitura e escrita dos alunos das 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental (5º e 6º anos do Ensino Básico de 9 anos), das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental (8º e 9º anos do Ensino Básico de 9 anos) e 2º e 3º anos do Ensino Médio, por  meio de oficinas de produção de textos realizadas pelos professores com seus alunos.

Formação marca a abertura da Olimpíada em Rio Largo
No dia 20 de abril a Secretaria de Educação de Rio Largo realizou Formação com o objetivo de divulgar a 2ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa e incentivar a participação dos alunos e professores do município. Os professores receberam instruções da técnica pedagógica da SEMED Rio Largo, professora Dilma Calheiros, que falou sobre a importância da participação de alunos e professores e sobre os objetivos e os instrumentos de estudo da Olimpíada.
O evento teve ainda a contribuição da professora Verônica Correia, da Escola Marieta Leão, que relatou detalhes da produção de Mayara dos Santos Lima, aluna finalista na categoria poesia da primeira edição da Olimpíada realizada em 2008.
Segundo o Secretário Hélvio Soares, a Prefeitura de Rio Largo, por meio da Secretaria de Educação, tem dado o apoio necessário para que a participação nesta edição da Olimpíada traga ainda mais benefícios a alunos, professores e ao município de modo geral. Hélvio afirmou ainda que “a participação na Olimpíada proporciona, além das conquistas pessoais para alunos e professores, vantagens ainda maiores para o município, que tem a oportunidade de descobrir e mostrar o talento de seus alunos para todo o país”.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
Quem pode participar
Professores da rede pública que estiverem lecionando em 2010 e seus alunos dos 5º, 6º, 7°, 8º e 9º anos (4ª, 5ª, 6ª, 7º e 8ª séries) do Ensino Fundamental e nas classes de aceleração equivalentes e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Mais detalhes podem ser obtidos por meio dos endereços eletrônicos www.mec.gov.br, www.cenpec.org.br, www.escrevendoofuturo.org.br e www.fundacaoitausocial.org.br ou pelo telefone 0800 771 9310.

Professora Verônica Correia faz relato de sua participação na 1ª edição da Olimpíada.

Técnica Formadora Dilma Calheiros distribui kits fornecidos pela Semed Rio Largo.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Secretário de Educação propõe ajuste de conduta a funcionários responsáveis pelo transporte escolar

Adnilson Malta
Hélvio Soares(D) e Edimilson Marinho(C) conversam com motorista de ônibus escolar.

O Secretário de Educação de Rio Largo, Hélvio Soares, realizou na terça-feira (11) reunião com motoristas e fiscais dos ônibus escolares do município para propor termo de ajuste de conduta e definir novas estratégias de atuação. A reunião contou também com a participação dos representantes da Semed Rio Largo professor Nilton Pinto (coordenador da Unidade de Documentação e Informação), Edimilson Marinho (diretor administrativo), além do coordenador de transporte escolar, Maurício Barbosa.

No encontro foram repassadas orientações sobre a obrigatoriedade da apresentação da carteira de estudante e sobre o tratamento que deve ser dado aos usuários dos ônibus escolares. Hélvio Soares argumentou que o transporte escolar, salvo raríssimas exceções, é para uso exclusivo dos estudantes e que a atuação dos fiscais e motoristas no trato com os usuários deve ser pautada no respeito e no bom senso.

O secretário afirmou, ainda, que a melhoria na qualidade do transporte escolar de Rio Largo é fruto da determinação do prefeito Toninho Lins em oferecer um serviço de qualidade aos usuários e que a Secretaria de Educação tem o compromisso de fazer com que essa determinação seja cumprida. “Graças ao empenho do prefeito, Rio Largo oferece hoje aos estudantes um transporte escolar que é considerado um dos melhores do Estado, e nós precisamos nos esforçar para melhorar ainda mais a qualidade desse serviço cobrando responsabilidade dos usuários e dos funcionários que trabalham nos ônibus”.

Na oportunidade o professor Nilton Pinto, coordenador da UDI, comunicou que está sendo providenciada a elaboração de um Código de Conduta que deve estabelecer princípios éticos e apontar os direitos e deveres de motoristas, fiscais e usuários do transporte escolar do município. “A melhoria da qualidade do transporte escolar de Rio Largo é notória. Oferecemos hoje aos usuários ônibus novos e climatizados, mas para que isso seja mantido pelo maior tempo possível precisamos instituir normas de conduta que garantam a preservação desse patrimônio público e a integridade dos funcionários e usuários em geral”, afirmou.
Secretário diz que atuação dos funcionários deve ser pautada no respeito e no bom senso.

Mauricio Barbosa, coordenador de transporte escolar, e Nilton Pinto, coordenador da UDI.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Alunos de Rio Largo iniciam atividades no Curso Pré-Vestibular Comunitário

Adnilson Malta
Secretário recepciona alunos do Curso Pré-Vestibular

Os alunos da Rede Pública de Ensino de Rio Largo aprovados na seleção para o Curso Pré-Vestibular Comunitário do Programa Conexão de Saberes/UFAL, iniciaram as atividades na segunda-feira (10) na Escola Odylo Álvares de Souza, no Centro.

O Curso Pré-Vestibular Comunitário é um dos projetos de extensão que compõem o Programa Conexão de Saberes e visa dar condições para que o estudante oriundo de escola pública aprimore os seus conhecimentos para participar de processos seletivos de instituições de ensino superior públicas ou privadas. O Programa foi implantado em Rio Largo, no ano de 2007, pela 12ª Coordenadoria de Ensino (CE), que na época tinha como coordenador o atual Secretário de Educação de Rio Largo Hélvio Soares.

Na abertura da primeira aula o Secretário falou da importância daquele momento para os alunos e para ele próprio. “Este é um momento muito especial para mim, uma vez que venho de uma formação muito parecida com a de todos vocês. Espero que cada momento vivenciado aqui nesta sala contribua de forma significativa nas suas vidas”.

Hélvio Soares lembrou ainda da implantação do Programa Conexão Saberes no município e agradeceu o apoio do prefeito Toninho Lins às ações realizadas pela Secretaria de Educação de Rio Largo. “Este Programa foi implantado aqui em Rio Largo durante a minha gestão como coordenador da 12ª Coordenadoria de Ensino, mas, hoje, nada disso estaria acontecendo se não fosse o empenho do Prefeito Toninho Lins na concretização de projetos que estimulem vocês a buscarem seus objetivos para que futuramente possam contribuir para o crescimento do nosso município”.

Em Rio Largo, 100 alunos oriundos de escolas públicas estão sendo beneficiados pelo Programa Conexão de Saberes. Segundo o professor Welington Arapiraca, que participa do Programa há dois anos, o índice geral de aprovação das últimas turmas ficou próximo dos 35%.

Além de supervisionar o Programa, a Prefeitura de Rio Largo, por meio da Secretaria de Educação, oferece ainda alimentação e transporte para os professores, salas de aula, material didático e toda infraestrutura necessária para a realização do curso. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Cerimônia marca início da entrega das carteiras aos usuários do transporte escolar de Rio Largo

Adnilson Malta
A cerimônia foi realizada na última quinta-feira, dia 6, no auditório do Colégio Municipal Judith Paiva e contou com a participação do Secretário de Educação de Rio Largo, Hélvio Soares, do presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Rio Largo (UMESE), Fabrício Farias e de usuários do transporte público municipal.
Na oportunidade, Hélvio Soares ouviu reivindicações de alunos e reafirmou o compromisso da atual gestão na busca de soluções para a melhoria na qualidade do atendimento aos usuários do transporte público. “É fato que a qualidade dos ônibus escolares melhorou significativamente, mas ainda não nos damos por satisfeitos. Vamos precisar da contribuição da UMESE, enquanto entidade representante dos estudantes de Rio Largo, e de todos os que utilizam o transporte público municipal para solucionar os problemas que surgirem,” afirmou.
O secretário salientou ainda que o tratamento dado aos usuários dos serviços públicos em geral deve ser pautado no respeito e na observância da legalidade. “Não admitiremos que nenhum funcionário, seja ele diretor de escola, fiscal de ônibus ou qualquer funcionário da secretaria, trate de forma diferenciada os usuários do serviço público”, disse.

Serão confeccionadas cerca de duas mil carteiras
Os usuários poderão retirar suas carteiras a partir de segunda-feira, dia 10, na sede da Secretaria de Educação. Para isso é necessário levar pelo menos um documento oficial com foto.
Segundo Wilton de Souza, um dos funcionários responsáveis pela confecção e entrega das carteiras de estudante, cerca de 650 carteiras já estão prontas, mas a previsão é que seja produzida uma quantidade bem maior. “A Secretaria de Educação fornece carteiras de estudante a alunos de qualquer curso superior, a alunos de cursos profissionalizantes e a alguns alunos do ensino médio e da Rede Municipal. Diante disso, a nossa previsão é que, até o dia 30 de maio, sejam confeccionadas pelo menos duas mil carteiras”, afirmou. A Secretaria de Educação realizará a entrega das carteiras até o fim deste mês e a partir de 1º de junho o acesso aos ônibus só será permitido com a apresentação da carteira de estudante aos fiscais.
Hélvio Soares responde a questionamentos dos estudantes.
À esquerda, o presidente da UMESE, Fabrício Farias.

Funcionários da Semed Rio Largo, responsáveis
pela
confecção e distribuição das carteiras de estudante.