quarta-feira, 7 de julho de 2010

Secretário apresenta plano de emergência para retorno das atividades das escolas destruídas

Adnilson Malta (MTE/AL - 926)
Cerca de 500 pessoas compareceram à reunião que aconteceu na tarde de terça-feira (6) na Igreja Matriz da Imaculada Conceição, no centro de Rio Largo. O encontro teve o objetivo de apresentar aos professores, diretores e pais de alunos as estratégias que serão adotadas para dar continuidade ao ano letivo 2010 nas escolas mais afetadas pela enchente do dia 19 de junho.

O Secretário de Educação Hélvio Soares comunicou que os alunos dessas escolas serão remanejados para espaços adequados afim de não prejudicar o calendário escolar deste ano. “A prefeitura de Rio Largo, por meio da secretaria de educação, está disponibilizando transporte para que todos os alunos, diretores, professores e demais funcionários das escolas atingidas se desloquem com segurança até os locais onde serão ministradas as aulas nesse período”, confirmou.

Segundo o relatório de danos, elaborado por técnicos da Semed Rio Largo, pelo menos seis escolas sofreram prejuízos considerados graves, e destas, duas tiveram perda total do prédio e do patrimônio. O relatório constata ainda que o número de alunos matriculados nas seis escolas atingidas pode chegar a 1.700.

Maria José da Conceição, mãe de dois alunos da Escola Rosineide Tereza, disse que estava apreensiva com a situação em que se encontra a escola de seus filhos, mas que, diante das informações repassadas pelo secretário, acredita que eles vão concluir o ano letivo. “Eu estava preocupada porque a escola ficou completamente destruída, mas depois desses esclarecimentos fiquei mais tranquila”.

Além das informações repassadas, Hélvio Soares agradeceu a participação ativa dos técnicos da secretaria de educação na elaboração do plano e ao pronto atendimento do prefeito Toniho Lins na busca de soluções para os problemas enfrentados. “Desde o início do mandato o prefeito tem priorizado as ações voltadas à educação pública do município e agora, diante da situação inusitada que estamos vivendo, essas ações tendem a se intensificar ainda mais”, concluiu.

As aulas para os alunos das escolas destruídas pela enchente reiniciam na quarta-feira (14). A secretaria de educação montou um cronograma de horários de saída dos ônibus de pontos estratégicos para facilitar o acesso dos usuários.
Hélvio Soares: "O remanejamento dos alunos é uma medida emergencial necessária para que o calendário escolar não seja prejudicado".
Secretário de educação e diretora da Escola Gustavo Paiva conversam com mãe de aluno após a reunião.
Maria José, mãe de dois alunos da Escola Rosineide Tereza, concorda que as decisões tomadas pela prefeitura, por meio da secretaria de educação, "vão contribuir para resolver, mesmo que temporariamente, a situação dos alunos das escolas destruídas pela enchente".

domingo, 4 de julho de 2010

Escolas que não foram afetadas pela enchente retomam atividades na terça-feira (06)

Adnilson Malta (MTE/AL - 926)
Em nota publicada na sexta-feira a Secretaria de Educação de Rio Largo informa à comunidade escolar que as aulas recomeçam na próxima terça-feira, dia 06 de julho, para todas as escolas que não sofreram prejuízos com a enchente e que não estão ocupadas com desabrigados.

A publicação da nota coincidiu com a divulgação de um levantamento detalhado dos danos causados pela enchente às escolas do município e aos prédios públicos utilizados pela Secretaria de Educação.

O relatório elaborado por técnicos da Semed Rio Largo e enviado à Secretaria de Educação do Estado, será encaminhado ao MEC e servirá como base para o início do processo de reconstrução das escolas do município.

De acordo com o documento, pelo menos seis escolas sofreram danos considerados graves. As escolas Alfredo Oiticica, localizada na Fazenda Riachão, e Gustavo Paiva, na Cachoeira, tiveram perda total do prédio e patrimônio.

Edimilson Marinho, diretor administrativo da Semed Rio Largo e um dos responsáveis pela elaboração do relatório, informou também que algumas escolas estão localizadas em regiões consideradas áreas de risco e, por isso, não poderão ser reconstruídas no mesmo local.

O levantamento constatou ainda que, das 34 escolas municipais de Rio Largo, seis estão em situação considerada crítica, com perda total ou parcial do prédio e patrimônio, três estão servindo de sede para a prefeitura, defesa civil e secretaria de educação, e oito estão ocupadas com desabrigados.
O relatório geral de danos aponta, entre outras coisas, que seis escolas municipais tiveram perda total e/ou parcial do prédio e patrimônio e oito estão ocupadas com desabrigados.