quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Projeto impulsiona atividades de educação inclusiva nas escolas do município

Adnilson Malta
A Secretaria de Educação de Rio Largo realizou na última segunda-feira (20) evento que marcou a culminância do projeto de educação inclusiva “NA MINHA ESCOLA TODO MUNDO É IGUAL”. O projeto, desenvolvido pela coordenadora de educação especial da Semed/Rio Largo, professora Neuma Bezerra, busca infundir entre alunos, educadores, pais e comunidade escolar valores positivos referentes à inclusão de pessoas deficientes no convívio social por meio de uma pedagogia centrada no respeito às diferenças.

Segundo Neuma Bezerra, durante os trinta dias de realização do projeto foram desenvolvidas várias atividades com estudantes, professores e coordenadores de educação das escolas municipais que atendem alunos do 1º ao 5º ano. Os trabalhos foram iniciados no dia 23 de agosto com uma reunião para repassar aos coordenadores as orientações e informações gerais sobre o projeto. “Do dia 24 de agosto ao dia 15 de setembro os professores e coordenadores das escolas, supervisionados pela Secretaria de Educação, realizaram a preparação dos alunos com a aplicação de metodologias de inclusão nas atividades realizadas em sala de aula”, salientou.

Como resultado dos trabalhos, os alunos com idades entre 6 e 12 anos criaram desenhos referentes ao tema do projeto. Foram selecionados oito trabalhos de cada escola para participar do 1º Concurso de Desenhos sobre Educação Inclusiva. Os trabalhos foram analisados por uma comissão julgadora de acordo com critérios como criatividade, originalidade e apropriação e referência ao tema. Três trabalhos receberam brindes como incentivo pela participação.

O evento contou com a presença de representantes da Semed, de alunos e professores das escolas da Rede Municipal contempladas com o projeto e do coral Carlos Gomes, da Escola de Cegos Ciro Accioly.

De acordo com o último Censo Escolar, Rio Largo possui atualmente cerca de 160 alunos portadores de deficiência matriculados nas escolas de ensino regular no município. A coordenadora de educação especial acredita que esse número pode aumentar depois de concluída a avaliação que está sendo realizada em parceria com a Secretaria de Saúde de Rio Largo.
A coordenadora de ensino da Semed/Rio Largo, professora Silvia Jeanne, elogiou a iniciativa do projeto e ressaltou a intenção do Secretário Hélvio Soares de “realizar capacitações periódicas na área de educação inclusiva para professores da Rede Municipal de Ensino”.
Comissão julgadora seleciona os três desenhos premiados durante o evento.
Waleska dos Santos, aluna da Escola Antonio Lins de Souza, recebe da chefe de gabinete da Semed/Rio Largo, Elionalda Lins, o prêmio de incentivo pela sua participação no 1º Concurso de Desenhos sobre Educação Inclusiva.
A coordenadora do setor pedagógico da Semed/Rio Largo, Silvânia Maria, fala sobre a importância da promoção da educação inclusiva no município. Ao lado, Neuma dos Santos Bezerra, técnica responsável pelo projeto "Na minha escola todo mundo é igual".
Alunos e professores falam das experiências adquiridas com a realização do projeto.
Apresentação do coral Carlos Gomes, da Escola de Cegos Ciro Accioly.

sábado, 4 de setembro de 2010

Palestra aborda importância da atuação do Conselho Municipal de Educação

Adnilson Malta (MTE/AL - 926)
O Conselho de Educação de Rio Largo promoveu na última sexta-feira, 03, uma palestra sobre a importância da atuação do Conselho local nas políticas públicas dirigidas à educação municipal. A palestra foi ministrada pela presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação, conselheira Bárbara Heliodora Costa e Silva.

Bárbara Heliodora falou, entre outros assuntos, da responsabilidade dos conselheiros com o comportamento ético e político e de seu poder de influência na gestão pública local por meio da fiscalização e da intervenção na elaboração de orçamentos voltados às políticas públicas de educação. “A função do colegiado está diretamente ligada ao controle social das políticas públicas de educação e essa capacitação nos permite esclarecer conselheiros, poder público e sociedade de forma geral sobre suas competências, direitos e atribuições”, salientou.

A atual presidente do Conselho Municipal de Educação, Elionalda Lins, informou que serão realizadas outras capacitações com a participação da comunidade escolar e de conselheiros com o objetivo de discutir a participação do colegiado na fiscalização da aplicação dos recursos dirigidos à educação municipal. “O Conselho tem pouco mais de um ano de atuação aqui em Rio Largo, por isso entedemos que essas capicitações servirão para esclarecer as dúvdas que possam surgir com relação às nossas atribuições”.

O Conselho de Educação é um órgão colegiado com atribuições deliberativas, consultivas, fiscalizadora e de assessoramento e tem, entre outras, a competência de assegurar a ampla participação da sociedade no aperfeiçoamento da educação.

Além dos membros do colegiado, o evento contou com a participação de diretores de escolas, representantes da sociedade civil organizada e do poder público municipal.

O Secretário de Educação de Rio Largo, Helvio Soares, afirmou durante o encontro que a consolidação do Conselho Municipal de Educação traz contribuições significativas não só para a educação mas para a comunidade em geral. Hélvio disse ainda que, mesmo com as dificuldades enfrentadas por causa da enchente deste ano, a prefeitura tem se empenhado para solucionar os problemas mais emergentes da melhor forma possível e aproveitou para comunicar que o processo de licitação para reconstrução das escolas já está em andamento.“Fomos informados hoje que, das cinco primeiras escolas que serão reconstruídas no Estado, uma será em Rio Largo”.
Hélvio Soares participou da palestra organizada pelo Conselho Municipal de Educação e anunciou que o processo de licitação para reconstrução das escolas destruídas pela enchente já está em andamento. “Até o fim do ano teremos pelo menos uma escola reconstruída em nosso município”, confirmou.